quinta-feira, 11 de junho de 2015

Enola Gay

Enola Gay
Foi o nome dado ao bombardeiro B-29 em homenagem a Enola Gay Tibbets, a mãe do piloto da aeronave, o coronel Paul Tibbets, que selecionou o avião enquanto ele ainda estava na linha de montagem. Em 6 de agosto de 1945, durante os estágios finais da Segunda Guerra Mundial, o Enola Gay tornou-se o primeiro avião a lançar uma bomba atômica. A bomba, cujo codinome era Little Boy, teve como alvo a cidade de Hiroshima, no Japão, e causou uma destruição sem precedentes. A aeronave participou do segundo ataque atômico como um avião de reconhecimento climático para o alvo inicial de Kokura. No entanto, nuvens e fumaça fizeram com que o alvo fosse mudado para a cidade de Nagasaki, que foi bombardeada.

Little Boy
("Menininho", em português) é o nome de código de uma bomba atómica largada sobre Hiroshima, no Japão, na segunda-feira dia 6 de agosto de 1945. Após ter sido largado a partir do avião denominado Enola Gay (um modelo B-29 Superfortress) pilotado pelo então tenente-coronel Paul Tibbets, a cerca de 31.000 pés (9.450 m) de altitude, o engenho explodiu aproximadamente às 8h15 da manhã (hora local) a cerca de 600 m do solo, com uma explosão de potência equivalente à de 13 Kilotons de TNT.cancro. Também muitas mães grávidas perderam os seus filhos e noutros casos as crianças nasceram com deformações.

Aproximadamente 70.000 pessoas foram mortas como um resultado direto da explosão, e um número equivalente de pessoas foram feridas. Um maior número de pessoas foram morrendo após a explosão devido ao resultado de radiações após o ataque por causa de cancro. Também muitas mães grávidas perderam os seus filhos e noutros casos as crianças nasceram com deformações.

Fat Man
(Em português, "Homem Gordo") é o nome de código da bomba atómica lançada sobre Nagasaki, Japão, pelos Estados Unidos, em 9 de agosto de 1945. Foi a segunda das duas bombas atómicas utilizadas em guerras. O nome refere-se mais genericamente ao primeiro design de bombas norte-americanas baseadas no tipo "Fat Man". Milhares morreram nos anos posteriores ao ataque devido a radiações e doenças causadas pela radiação.

Fat Man não atingiu seu o alvo com precisão, caindo em um vale ao lado da cidade. Como o terreno de Nagasaki é montanhoso, parte da carga energética da explosão foi contida. Ainda assim, cerca de 40.000 pessoas foram mortas e mais de 25.000 ficaram feridas.

Após a guerra, o Enola Gay voltou para os Estados Unidos, onde foi operado a partir de Roswell Army Air Field, no Novo México. Ele foi levado para Kwajalein para a Operação Crossroads, que promoveu testes nucleares no Pacífico, mas não foi escolhido para fazer o teste no atol de Bikini. Mais tarde, naquele ano, foi transferido para o Instituto Smithsonian e passou muitos anos estacionado em bases aéreas e exposto ao tempo, antes de ser desmontado e transportado para instalação de armazenamento do Smithsonian em Suitland, Maryland, em 1961.

 
Na década de 1980, grupos de veteranos de guerra começaram a se mobilizarem para que o Smithsonian colocasse a aeronave em exibição. O Enola Gay foi exposto no Museu do Ar e Espaço (NASM) em 1995 e, desde 2003, o B-29 foi restaurado e posto em exposição no Steven F. Udvar-Hazy Center do NASM. O último sobrevivente de sua tripulação, Theodore Van Kirk, morreu no dia 28 de julho de 2014, com a idade de 93 anos.

7 comentários:

  1. Muito legal gosto muito de tudo relacionado a segunda guerra mundial parabéns teu blog tem tudo que a gurizada gosta.

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  2. Matheus Soares de Lima12 de junho de 2015 08:03

    Muito foda esse bombardeiro, estudo muito a segunda guerra, as fotos e o assunto tu é foda teus gostos, tuas ideias tem muito do que eu penso, um abraço.

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  3. Foda tuas postagens

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  4. Massa véio, muito legal ver que o Enola Gay esta em exposição.

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  5. Rovane Martins Deluqui23 de junho de 2015 05:35

    Faça mais post da guerra que é um tema bem interessante, um abraço.

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  6. Bastante interessante essa postagem mano, gostei bastante disso, parabéns continua a postar mais sobre isso.

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  7. Tuas postagens são interessante, inteligente e simplificada fala apenas o que precisamos saber sem enrolar como muitos blogs fazem, parabéns Marcus.

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